Olhe pra foto acima. Bonitinha? Talvez. Simples? Sem dúvida. Até seu sobrinho de 6 anos faria uma igual? Provavelmente.E se eu perguntasse quanto você pagaria por essa ilustração? Dérreal, diriam algumas pessoas de mão aberta. Um real, outras mais realistas. Uma balinha, poderiam dizer outras. Mas a maioria provavelmente não daria nada por ela.
Pois é, meus caros. Felizmente a Internet não é feita só de pessoas como eu e você. Existem, acredite, gente que pagaria por esse desenho. Não muito, é verdade, mas alguma coisa. E o que é melhor, existe muita gente que pagaria alguma coisa por essa imagem.
Nos dois anos desde que fiz esse desenho e o coloquei à venda em alguns sites de microstock, a abelhinha já voou longe. Nesse tempo, ela conseguiu arrecadar mais de $160. Isso mesmo. Um desenho simples - simpático, é verdade -, que levou menos de meia hora pra fazer, rendeu $160 em dois anos.
Essa é a mágica dos sites de microstock. Você vende imagens baratas, com cada uma rendendo pouco. Mas vende a imagem muitas vezes. E, se você for criativo e eficiente o bastante, pode vender muitas imagens, desde que elas sejam aprovadas pelo controle de qualidade dos sites. O segredo é ter paciência para continuar desenhando - ou fotografando - e continuar mandando suas imagens para os diferentes sites. Aos poucos, com um portfólio maior, mais pessoas vão ver suas fotos e ilustrações, e mais gente pode se interessar em comprá-las. Não é nada, não é nada, ganhar $500 online por mês pode ajudar bastante no orçamento.
Então mexa-se e comece a tirar fotos ou a desenhar. Depois, mande suas imagens pros sites de microstock. Atualmente envio imagens pros seguintes sites: Shutterstock, Dreamstime, Fotolia, IStockPhoto, BigStockPhoto, 123RF, CanStockPhoto, GraphicLeftovers, DepositPhotos, Veer, Crestock, YayMicro e StockFresh.
Boa sorte!
Excelente espaço.
ResponderExcluirMe tira uma duvida: os sites de Microstock so aceitam ilustracoes em vetor?
obrigado.
Oi CKZ,
ExcluirObrigado pela visita. Não, vários deles aceitam ilustrações em jpg também. O formato em vetor acaba sendo apenas um adicional em alguns desses sites. Claro que alguns outros aceitam ilustrações só nesse formato, mas a maioria aceita jpgs também.