terça-feira, 21 de setembro de 2010

A abelhinha que voa longe

Olhe pra foto acima. Bonitinha? Talvez. Simples? Sem dúvida. Até seu sobrinho de 6 anos faria uma igual? Provavelmente.

E se eu perguntasse quanto você pagaria por essa ilustração? Dérreal, diriam algumas pessoas de mão aberta. Um real, outras mais realistas. Uma balinha, poderiam dizer outras. Mas a maioria provavelmente não daria nada por ela.

Pois é, meus caros. Felizmente a Internet não é feita só de pessoas como eu e você. Existem, acredite, gente que pagaria por esse desenho. Não muito, é verdade, mas alguma coisa. E o que é melhor, existe muita gente que pagaria alguma coisa por essa imagem.

Nos dois anos desde que fiz esse desenho e o coloquei à venda em alguns sites de microstock, a abelhinha já voou longe. Nesse tempo, ela conseguiu arrecadar mais de $160. Isso mesmo. Um desenho simples - simpático, é verdade -, que levou menos de meia hora pra fazer, rendeu $160 em dois anos.

Essa é a mágica dos sites de microstock. Você vende imagens baratas, com cada uma rendendo pouco. Mas vende a imagem muitas vezes. E, se você for criativo e eficiente o bastante, pode vender muitas imagens, desde que elas sejam aprovadas pelo controle de qualidade dos sites. O segredo é ter paciência para continuar desenhando - ou fotografando - e continuar mandando suas imagens para os diferentes sites. Aos poucos, com um portfólio maior, mais pessoas vão ver suas fotos e ilustrações, e mais gente pode se interessar em comprá-las. Não é nada, não é nada, ganhar $500 online por mês pode ajudar bastante no orçamento.

Então mexa-se e comece a tirar fotos ou a desenhar. Depois, mande suas imagens pros sites de microstock. Atualmente envio imagens pros seguintes sites: Shutterstock, Dreamstime, Fotolia, IStockPhoto, BigStockPhoto, 123RF, CanStockPhoto, GraphicLeftovers, DepositPhotos, Veer, Crestock, YayMicro e StockFresh.

Boa sorte!

2 comentários:

  1. Excelente espaço.
    Me tira uma duvida: os sites de Microstock so aceitam ilustracoes em vetor?
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi CKZ,
      Obrigado pela visita. Não, vários deles aceitam ilustrações em jpg também. O formato em vetor acaba sendo apenas um adicional em alguns desses sites. Claro que alguns outros aceitam ilustrações só nesse formato, mas a maioria aceita jpgs também.

      Excluir