quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O que é microstock?

Afinal, o que é microstock. A palavra em inglês refere-se às imagens compradas e vendidas por uma fração do preço normalmente cobrado pelas agências de imagens tradicionais, também conhecidas como fotos de stock, ou macrostock (termo usado para diferenciá-las das agências de microstock, que surgiram depois). Ao invés de comprar uma imagem por $100, $300 ou $500, qualquer um (mas normalmente agências de publicidade ou departamentos de marketing ou comunicação de empresas de outros setores) pode comprar imagens por uma fração mínima disso, muitas vezes por apenas $1 ou mesmo alguns centavos.

A diferença está na qualidade - às vezes - das fotos e na origem das mesmas. Ao invés dos fotógrafos profissionais e consagrados das agências maiores, os autores das imagens das agências de microstock podem ser pessoas normais, que apenas gostam de fotografia como um hobby. Se não vendessem suas fotos nessas agências, provavelmente não as venderiam em lugar algum, e se contentariam em postá-las apenas para familiares e conhecidos em sites como o Orkut, Flickr ou Facebook. Por conta disso, qualquer renda que essas imagens possam proporcionar já é muito bem vista por eles, que não vêem problema algum em ganhar apenas 30 centavos de dólar em cada venda, por exemplo. Melhor isso que nada.

Porém, o sucesso das agências de microstock foi tão grande que mesmo esses fotógrafos amadores começaram a ver suas vendas crescerem a ponto de alguns conseguirem largar seus empregos para dedicarem-se exclusivamente à fotografia. Como os sites não exigem exclusividade e o fotógrafo mantém os direitos sobre suas fotos, podiam vender a mesma foto em vários sites diferentes, aumentando assim o potencial de venda de cada imagem. Trinta centavos de uma foto em um site, sessenta no outro, cinco dólares em outro. Rapidamente uma pasta com várias fotos e ilustrações de qualidade podia começar a render um, dois, cinco mil dólares por mês ao fotógrafo amador.

Diante desse potencial, gradualmente até fotógrafos profissionais começaram a enxergar o potencial dos sites de microstock, passando a submeter imagens diferentes para esses sites para completar a renda (continuando a contribuir com suas imagens de maior qualidade para as agências tradicionais, claro). Afinal, era melhor vender uma imagem a $1 quinhentas vezes que outra a $200 apenas uma vez.

Hoje em dia existem vários sites de microstock que aceitam imagens de novos fotógrafos. Se você quer experimentar e ver se consegue vender suas fotos, cadastre-se e envie suas imagens. Aqui está uma breve lista dos principais sites (links também disponíveis na barra de navegação lateral):

Um comentário:

  1. Olá pessoal. Se você é microstocker brasileiro, venha participar da comunidade #MicrostockersBrasileiros no facebook. Clique no link abaixo:

    https://www.facebook.com/groups/microstockers.brasileiros/

    ResponderExcluir