quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Quanto dinheiro você vai ganhar?

Agora que você já sabe que pode ganhar dinheiro vendendo fotos na Internet, fica a pergunta: quanto dinheiro? O modelo básico de funcionamento dos sites de microstock é simples. Para cada venda, você fica com um percentual e o site com o resto. O percentual que cabe ao fotógrafo varia muito, mas geralmente os sites dão de 25 a 50% do valor pago pelo comprador.

Você pode pensar - e com razão - que esse valor é baixo, mas não se esqueça que sem o site você provavelmente não conseguiria chegar sozinho à receita que o site lhe proporciona. Milhares de pessoas compram imagens do Shutterstock todo dia, e a venda de suas imagens pode render um valor total de $20. Mesmo que você fique apenas com $5 (na verdade no caso do Istock esse valor é normalmente maior), será que você conseguiria esses mesmos $5 apenas com visitas ao seu site (onde você tiraria 100% do valor)? Melhor ainda, não custa nada manter as imagens registradas nos sites de microstock, e você ainda pode vendê-las em um site próprio, se quiser. Ou seja, ainda que você consiga $10 de vendas diretas em seu site, é melhor se contentar com esses $10 ou com os $10 e mais os $5 do Shutterstock (e outros $2 do Dreamstime, $4 no Istock, etc)? Fazendo as contas fica mais fácil tomar uma decisão.

Vale uma ressalva. Não pense que você vai ficar rico rapidamente fazendo isso. Afinal, você vai precisar gastar um tempo tirando ou editando suas fotos, desenhando ilustrações e mandando-as para esses sites. Mas se você já faz isso por prazer (fotos e ilustrações), qualquer dinheiro que complemente sua renda já é bem-vindo. Com esse dinheiro você pode comprar uma câmera ou lente nova, um outro computador, aquela TV de alta definição, ou mesmo um dinheiro extra pras compras, pro aluguel, pro financiamento da casa. Ou só pra cerveja com os amigos.

Você deve estar pensando em quanto dinheiro vai conseguir ganhar vendendo suas fotos na Internet. Tudo depende da quantidade e qualidade das imagens que você enviar, bem como dos temas escolhidos, número de sites nos quais as imagens estão presentes. Como cada venda rende pouco, você precisa de muitas vendas pra chegar a uma quantia razoável. Mas isso não é impossível. Em quatro meses eu, por exemplo, já estava tirando uns $500 mensais só com essa atividade em meu tempo livre. Note que, como os sites pagam em dólar, a quantia é ainda maior quando convertida para reais. Algumas pessoas ganham $ 5 mil por mês (uns doze mil reais?), e os bonzões ainda mais que isso. Mas claro que leva um tempo pra chegar nesse patamar, com uma quantidade maior de imagens e diferentes temas escolhidos para rechear sua coleção.

Então está esperando o quê? Comece a mandar suas imagens para os sites aí na barra lateral e vá aumentando sua presença neste mercado virtual.

2 comentários:

  1. Fala meu camarada... seu site foi uma luz pra mim... enviei imagens para Fotolia e aguardo a validação das mesmas. meus vetores foram aprovados na Istockphotos. aguardo a aprovacao na area de fotografias. ainda nao tenho as imagens validadas, mas creio que isso ocorrera em breve. e isso graças ao seu site.
    tentei no Shuntterstock, mas nao tem no idioma portugues e isso dificulta muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que você começou a enviar suas imagens! Realmente, a falta de uma opção em português dificulta. Você já tentou o Google Translate? Até que a tradução quebra um galho e eles permitem a tradução do site no próprio browser. Veja esse link pra página do Shutterstock já traduzida: http://translate.google.com/translate?sl=auto&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fsubmit.shutterstock.com%2F%3Fref%3D121321

      Excluir