quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fotos editoriais

Até bem pouco tempo atrás, os principais sites de microstock só queriam saber de imagens comerciais, que pudessem ser usadas para quase qualquer fim. Para tanto, essas imagens necessitavam das devidas licenças e autorizações, como a assinatura de cada modelo autorizando que sua imagem fosse usada na foto vendida pelo site. Com isso, seria praticamente impossível vender alguns tipos de foto, como os de uma torcida em um estádio ou uma multidão na praia. Afinal, boa sorte tentando conseguir a autorização de cada uma das pessoas que aparecesse na foto.

Felizmente, de uns tempos pra cá, algumas das principais agências passaram a oferecer também a modalidade de foto editorial. As fotos dessa categoria podem ser usadas só quando diretamente associadas a um fato ou notícia, como acontece em uma revista ou jornal - e por que não, blogs que estão dando ou comentando uma notícia. Com isso, várias outras fotos que antes não podiam ser submetidas agora já podem ser enviadas para essa categoria. Isso aumenta e muito o leque de opções que você, como aspirante a fotógrafo de microstock, tem à sua disposição.

Fotos de prédios com arquitetura interessante, que precisam de uma autorização do dono para serem vendidas para uso comercial, podem ser vendidas pela categoria editorial sem essa autorização. Fotos de pessoas em filas, eleitores do lado de fora de uma seção eleitoral, manifestantes, celebridades.

O segredo para que essas fotos sejam aceitas é colocá-las em contexto. Uma foto sobre as eleições do próximo domingo, por exemplo, teria que ter uma legenda apropriada fazendo referência às eleições, ao número de eleitores, a algum fato jornalístico. Uma foto de um morador de rua poderia trazer em sua legenda uma estatística recente sobre a desigualdade social no Brasil. Fotos de alguns locais no Rio de Janeiro podem destacar que a cidade sediará as Olimpíadas de 2016. Fotos de outras cidades que vão sediar jogos da Copa 2014 também podem falar sobre isso.

Visite os sites aí do lado e veja alguns dos exemplos de fotos nessas categorias. Em pouco tempo você também pode começar a mandar suas próprias fotos editoriais para começar a ganhar dinheiro online com suas imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário