segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tirar foto do quê?

Uma das primeiras dúvidas que surgem quando a pessoa se interessa em começar a vender fotos pela Internet é sobre o quê fotografar. Afinal, quais os temas que mais atraem os compradores, e conseqüentemente, tem uma chance maior de proporcionar vendas? Um bom lugar pra começar a descobrir que tipo de foto vende são os sites das próprias agências que vendem as images (a lista que você vê aí na barra lateral).

Alguns temas são comuns a todas as agências. Animais, negócios, pessoas, objetos, tecnologia. Outros, são específicos ou variam um pouco de uma para outra, como artes, arquitetura, abstrações, viagem. Pela minha experiência, poderia dizer que fotos de pessoas normalmente vendem mais, principalmente casais, pessoas em situação de trabalho - escritórios, médicos ou outros profissionais - ou famílias.

Copyright (c) 123RF Stock Photos

Vale lembrar que, se você tirar uma foto de qualquer pessoa, ela vai precisar assinar um documento dizendo que autoriza a venda da imagem por você. Mas não se preocupe, as agências disponibilizam documentos padrão que você só precisa personalizar com seu nome e o da pessoa retratada (e a assinatura, claro).

Se você ainda não quiser partir pra fotos de pessoas, pode começar com algo mais simples, como fotos de objetos ou de comida - desde frutas e verduras até pratos mais sofisticados.

Copyright (c) 123RF Stock Photos

O principal, em todos os casos, é não ter medo de tentar e praticar muito para aperfeiçoar seu estilo e técnica. Se você ainda não domina amplamente técnicas fotográficas, tente ler a respeito para aprender. Veja exemplos das fotos mais vendidas nos sites das agências e tente ver os detalhes de composição e iluminação para descobrir porque uma foto vende bem enquanto outra não vende tanto assim. Participe dos fóruns de discussões nos sites das agências, onde outros fotógrafos normalmente tem muito boa vontade e tentam ajudar os iniciantes - não se preocupe, como os sites atraem pessoas de todo o mundo, a comunidade respeita e tenta ajudar mesmo quem não escreve tão bem em inglês.

O importante é começar. Depois fica mais fácil. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário