quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Programa grátis para desenhar

Se você quer mesmo se aventurar no mundo do Microstock vendendo seus desenhos, uma boa opção é produzir ilustrações no formato de vetores. Esses arquivos têm a grande vantagem de poderem ser redimensionados sem perder a qualidade - algo que não acontece com uma foto ou desenho escaneado e transformado em arquivo de foto normal. Se você tentar deixar uma foto escaneada 3x4 com o tamanho de uma página de jornal, vai notar que a imagem vai ficar borrada, com detalhes irregulares e sem muita definição. Com o vetor, sua imagem pode ser aumentada até um outdoor gigante a partir do arquivo 3x4 original que a qualidade será mantida.

Os principais programas para desenhar um arquivo no formato vetorial são o Adobe Photoshop e o Corel Draw. Com prática, é possível dominar esses programas e passar a produzir cópias em vetor de seus desenhos em outros formatos, ou desenhar uma ilustração nova desde o começo na tela do computador.

Um grande porém é que esses programas são caros, e não estão ao alcance de todos. Uma solução boa - e legal - é o programa Inkscape, que pode ser baixado gratuitamente no site www.inkscape.org. Mesmo sem ter todas as funcionalidades de seus primos mais famosos, o Inkscape permite que o usuário crie belas ilustrações em vetor. Além disso, o site conta com uma comunidade ativa disposta a ajudar os novatos a dominarem o programa.

E então, que tal embarcar nessa aventura e aprender a desenhar com o Inkscape. Depois de um pouco de prática, é só mandar os desenhos pros sites de Microstock listados aí do lado. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário