quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Como começar?

Você gosta de tirar fotos com seus amigos, sua família ou de lugares que visitou? Sabia que você pode vendê-las e ganhar um bom dinheiro com isso? Mesmo que você pense que ninguém jamais pagaria por uma foto sua, fique sabendo que tem muita gente que precisa de fotos como as suas para seus projetos. Revistas, empresas com cartas e memorandos internos, newsletters, sites, agências de propaganda ou mesmo aquela imobiliária que quer vender um apartamento com aquela foto de um casal feliz e sorrindo no sofá do apartamento novinho. Você vai se surpreender em como é rápido e fácil se registrar e começar a mandar fotos para vários sites que trabalham com isso.

O modo de funcionamento dos sites de microstock normalmente segue o mesmo padrão. Você envia suas imagens (podem ser fotos, ilustrações ou, em alguns casos, vídeos), eles são avaliados pela equipe do site e, se aprovados, são imediatamente colocados à venda. O site fica com uma parte do dinheiro da venda e o resto vai pro fotógrafo.

Alguns sites, como o Istock, exigem que você passe um teste antes que possa mandar mais imagens. Você deve escolher suas três melhores imagens e mandar para avaliação. Se as três forem aprovadas, pode seguir adiante e continuar mandando quantas fotos quiser. Se alguma for rejeitada, preste atenção nas razões dadas para a rejeição, melhore os aspectos mencionados e tente novamente. Você vai ver que, com o tempo, o processo ainda vai lhe ajudar a melhorar suas qualidades como fotógrafo. O importante é não desanimar e continuar tentando até suas imagens serem aprovadas. Vários fotógrafos de sucesso nesses sites também tiveram imagens rejeitadas no começo - ou até uma ou outra hoje em dia. Continuaram tentando, aprenderam com seus erros e chegaram onde estão hoje.

Outro ótimo site - e o que me proporciona a maior parte da minha renda nessa atividade - é o Shutterstock. Eles pedem uma quantidade maior de imagens inicialmente para análise: dez. Mas você não precisa que todas as dez sejam aprovadas, apenas 7 das 10 garantem acesso total, o que significa que você pode começar a mandar quantas fotos quiser - ou quantas conseguir produzir - para o site.

Outros sites não exigem sequer essa aprovação inicial antes de permitir o envio ilimitado de fotos. Entre eles destacam-se o Fotolia, Dreamstime, Big Stock Photo, Stockxpert, 123RF e Snapvillage, apenas pra incluir alguns.

E como já disse antes, a melhor parte disso tudo é que eles não exigem exclusividade. Ou seja, você pode mandar exatamente a mesma foto para todos os sites e multiplicar o seu potencial de renda com cada imagem. Afinal, os direitos autorais da foto continuam contigo, e você só está usando os sites como um canal para exposição de seu trabalho (pagando a eles um percentual de cada venda por essa representação).

2 comentários:

  1. como vai meu amigo? vc ja respondeu varias mensagens minhas (rs). como eu disse, comecei a enviar imagens para microstocks por causa do seu blog.
    mas to encucado: eu enviei imagens para Fotolia e Istockphotos (onde ja fui aprovado no teste), mas as imagens estao demorando muito a serem validadas. pro fotolia e pro istock enviei imagens dia 30/11/12 e até agora esta "a espera de validacao" no Foltolia e pro Istock fica "pendencia". demora assim mesmo? obrigadao e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado por continuar a visitar o blog. Fico feliz que possa te ajudar de alguma forma.

      Com relação à sua pergunta, infelizmente o tempo de avaliação demora mesmo, na maioria dos sites. Com um número limitado de examinadores, alguns sites levam bastante tempo até dar uma resposta. Em média, até uma semana, com alguns sites demorando um pouquinho mais. Depende da época em que se manda imagens (e agora perto do Natal o trabalho se acumula, com muita gente mandando imagem relacionada ao assunto) e também da quantidade de imagens enviadas não só por você, mas pelos outros colaboradores.

      Minha tática é enviar as imagens e continuar produzindo, sem esperar o resultado da avaliação pendente pra mandar novas imagens. Assim sempre tem alguma imagem nova entrando e outra sendo aprovada, mantendo o ciclo funcionando.

      Um abraço!

      Excluir