sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ótima chance para designers

Eu continuo ganhando meus trocados vendendo ilustrações pela Internet, mas admito que minha formação não é bem essa e meu talento é limitado. Mesmo assim, um pouco de criatividade e muita perseverança permitem que eu continue com esse hobby que, ao invés de custar dinheiro, me rende um bom complemento de renda. E mesmo sem ser excelente, eu gosto disso.

Agora quem tem talento e/ou treinamento formal em desenho ou design está simplesmente feito. Tenho um amigo que trabalha com design e sempre tem dificuldades para encontrar emprego fora do horário normal de expediente para complementar a renda. Não curte muito a idéia por trás de criar uma empresa formal, montar uma rede de clientes, fazer networking, preocupar-se em vender o peixe na forma tradicional de bater de porta em porta ou correr atrás de clientes. Mas adora trabalhar com design. Ganha um salário razoável na empresa em que trabalha como empregado, mas ficaria feliz se pudesse ter a vantagem de uma renda extra sem a dor de cabeça de ser dono do próprio negócio.

Apresentei a idéia do microstock pra ele há cerca de dois meses e ele simplesmente adorou. Trabalha quando tem tempo, faz o desenho que quiser, se vender fica feliz, se não parte pra outra. Sem obrigação nem compromisso. Aos poucos começa a ver os resultados de seu trabalho e, desconfio, muito em breve vai superar e muito a minha renda 'amadora' nessa arte.

Designers à procura de emprego ou com tempo livre de sobra tem no microstock uma ótima oportunidade não apenas de ganhar uma renda extra, como também de aumentar seu portfólio caso queiram mostrar seus trabalhos para conseguir emprego de uma forma mais tradicional no futuro. Pessoas com talento logo se destacam e alcançam valores expressivos de venda nos sites de microstock.

Quer um exemplo? A alemã Anja Kaiser começou a enviar seus trabalhos para os sites em 2008, e hoje é reconhecida como uma das principais ilustradoras no negócio. Seus trabalhos frequentemente alcançam a lista dos mais vendidos em poucos dias. Dando uma olhada no número de downloads de seus desenhos e comparando com os meus, diria que ela facilmente pode viver disso. E olha que ela mora na Alemanha. Dê uma olhada no trabalho dela aqui.

Se você acha que pode fazer algo melhor (ou semelhante) então não perca mais tempo e comece a se inscrever nos sites listados aqui na barra lateral à direita. Continue enviando seus trabalhos e, aos poucos, você vai ver o retorno começar a aparecer. Ah, e lembrando que os sites não exigem exclusividade, então mesmo trabalhos antigos seus sobre os quais você tenha os direitos autorais plenos podem ser enviados. Assim você já começa com alguns arquivos e cresce mais rapidamente no mercado.

5 comentários:

  1. E aí camarada? Eu nao conhecia essa onda de microstock e o seu blogo me explicou muita coisa... Parabens!!! Mas me tira uma duvida... eu tenho varias iliustracoes no formato psd (Photoshop). Vc sabe se é possivel enviar essas ilustracoes no formato jpg para essas agencias de microstock?
    É impressao minha ou a Istockphoto só aceita ilustraoces vetoriais? se puder me responder eu fico grato ( zampilis@yahoo.com.br ). mais uma vez parabens pela iniciativa. abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita e pelo comentário. Você pode enviar ilustrações em formato jpg para várias agências sim, desde que salvas em um tamanho mínimo razoável (eu salvo meus jpgs em 5000x5000 pixels com 300 pontos por polegada, mas algumas agências aceitam um formato menor).
      Infelizmente o iStock não está entre as agências que aceitam ilustrações em formato jpg. Só vetores mesmo.
      Não desanime, registre-se em várias agências e mande seus arquivos pra elas. Com o tempo você nem vai notar a falta do iStock (pelo menos até você conseguir fazer alguns vetores pra mandar pra eles também).
      Um abraço.

      Excluir
  2. amigão, fiz minha primeira venda pelo Fotolia e eles me enviaram um e-mail falando sobre Imposto de Renda e que eu deveria entrar em "Centro Fiscal" e preencher um formulario. Vc chegou a fazer isso? tem alguma dica pra me dar sobre isso? desde ja agradeco.
    abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Antes de mais nada, parabéns pela primeira de muitas vendas no Fotolia e outros sites. Sobre o preenchimento das informações no Centro Fiscal, o que fiz foi entrar no link e preencher o formulário adequado. Dependendo do site, eles podem reter 30% do valor se o país do colaborador não tiver acordo com os Estados Unidos. Se o país tem acordo, então eles não descontam nada e depois basta declarar no Imposto de Renda o valor recebido como freelancer. Mas como não sou especialista em impostos, recomendaria checar com seu contador os detalhes.

      Excluir
    2. Boa noite.
      Mas sendo brasileiro e residente no Brasil, qual formulário que você preencheu no "Centro Fiscal" do Fotolia?

      Excluir