sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Palavras-chave

Quase tão importante quanto dominar a técnica apropriada para tirar fotos ou fazer ilustrações para vender online é saber como enviar as imagens para os sites e aproveitar ao máximo seu potencial para lucro. Saber a época certa para enviar certos tipos de imagens, como discutimos aqui, é muito importante. Mas talvez mais importante que isso é saber usas as palavras-chave adequadas para que os compradores possam encontrar sua imagem.
Foto de um caminhão de bombeirosTome como exemplo a foto acima. Se eu colocar poucas palavras chave, como caminhão, bombeiro e fogo quem procurar por essas palavras pode encontrar minha foto. Mas se alguém procurar por emergência minha foto não vai aparecer. Ele vai comprar então uma outra foto qualquer que não a minha. Como não dá pra saber os termos que cada pessoa vai incluir em sua busca, melhor tentar cobrir o máximo de possibilidades. Para o exemplo acima, além das palavras citadas, que tal incluir cidade, ajuda, grande, vermelho, sirene, apagar, chama, e outras do estilo? Aliás, a foto acima nem é grande coisa mas já foi vendida 14 vezes.

Como a maioria dos sites para vender fotos e ilustrações online usa termos em inglês, quem não usa o idioma de Shakespeare como primeira língua já sai em desvantagem nesse quesito. Mas há algo que você pode fazer para diminuir essa desvantagem. Uma dica é pesquisar fotos semelhantes à sua e ver quais as palavras-chave usadas por aquelas que tiveram o maior número de downloads. Com isso pelo menos você vai usar os termos apropriados para aquela imagem - e de quebra pode aprender uma palavras novas em inglês.

Melhor ainda é a ferramenta desenvolvida pelo ás da fotografia de microstock, Yuri Arcurs, que possibilita a você colocar algumas palavras-chave e buscar as melhores fotos que usam aquelas palavras. Depois é só você marcar as que mais se aproximam de sua imagem e ver as principais palavras em comum a todas as fotos. Muito legal.

Então não perca tempo, tire suas fotos e comece a criar palavras-chave para cada uma delas. Afinal, de que adianta uma bela imagem se ninguém conseguir achá-la?

Nenhum comentário:

Postar um comentário