segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Avaliação subjetiva


Mais uma dica para quem está interessado ou já começou a vender fotos online é de não levar nada para o lado pessoal. Você tirou a melhor foto da sua vida, sua filha está linda na outra foto, ninguém nunca tirou uma foto do pôr-do-sol como você, e mesmo assim sua foto não foi aceita pela agência? Como ousam? Quem pensam que são?

Não se desespere, as razões podem ser muitas e não necessariamente querem dizer que você não leva jeito para a fotografia. Pode ser que uma foto aceita em uma agência seja rejeitada em outra, e vice-versa. O importante é tentar ver se as razões apresentadas para a rejeição fazem sentido. Se fizerem, tente melhorar. Se não fizerem, paciência, tente mandar a foto pra outra agência. A maioria delas não exige exclusividade. Isto é, você pode vender exatamente a mesma foto em todas elas, e ganhar separadamente com isso - a não ser que você resolva assinar contrato de exclusividade com uma dessas agências, quando então você não pode mais mandar suas fotos pra outras.

Como a avaliação muitas vezes é subjetiva, pode ser que dentro de uma mesma agência avaliadores usem critérios um pouco diferentes. Mais uma vez, não desanime. Entre nos fóruns de discussão das próprias agências e mostre uma foto rejeitada que você achou que deveria ser aceita. Muitas vezes fotógrafos experientes terão o maior prazer em tentar ajudá-lo a melhorar, se for o caso.

Escolha também temas interessantes e composições idem. Não adianta tirar uma foto do dedão do pé e querer vendê-la em diferentes sites. Se bem que a foto aí acima foi aceita no Dreamstime, então nunca se sabe o que vai ser aceito e o que vai ser recusado. Aproveite para aprender e se divertir, e com isso tornar-se um melhor fotógrafo ou desenhista. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário