sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Prova pra entrar


Alguns sites de microstock exigem que a pessoa faça uma espécie de teste antes que possa ser aceita como fotógrafa ou ilustradora e passe a vender fotos online. Pedem que a pessoa envie uma amostra de seu trabalho - em geral as melhores fotos, em diferentes situações - para que possam analisar a habilidade e potencial do artista. Com isso, tem gente que acaba desistindo da idéia de ter uma renda extra com a venda de suas fotos antes mesmo de começar a fazê-lo.

Como já disse outras vezes aqui, o importante é não desistir e continuar tentando. Felizmente, há muitos sites de agências diferentes, cada um com suas exigências básicas. Alguns deles não exigem muito para que a pessoa seja aceita e outros sequer pedem essa amostra inicial, possibilitando que o fotógrafo já vá enviando de cara todas as imagens que achar que podem ser vendidas. Confira a lista de sites aí na barra lateral e tente submeter suas melhores fotos pra cada um deles. Mesmo que um site não o aceite inicialmente, pelo menos a aprovação e possível venda de imagens em um dos sites já pode ajudar a dar o empurrão que você precisa para continuar tentando e ir se aprimorando.

Nesse sentido, talvez o Shutterstock e o iStock sejam os mais exigentes na aprovação inicial de imagens. O Shutterstock pede que você envie dez fotos para análise. Dessas dez, eles precisam aceitar 7 para que você possa começar a mandar mais imagens. Se você for aceito, pode mandar quantas fotos quiser depois disso. Mas se não for, precisa esperar mais um mês para tentar de novo. Por isso é importante escolher bem as dez primeiras fotos, para não ter que esperar outros 30 dias para uma nova tentativa. No caso do iStock - que é mais exigente em termos de qualidade e técnica, você só precisa que eles aprovem 3 images. Se não conseguir da primeira vez pode tentar de novo em alguns dias. Se não conseguir de novo, tem que esperar o dobro do tempo, depois o dobro do dobro e por aí vai. Mas no fim vale a pena, já que os sites normalmente são os que mais rendem para os fotógrafos de plantão.

E então, o que você está esperando que ainda não começou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário