segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Trabalho de formiguinha

Sabe aquela formiguinha que não descansa nunca e sempre está trabalhando? Às vezes pra vender fotos e desenhos na Internet também é assim. Você manda uma ou duas imagens e já quer vendê-las imediatamente. Manda dez ou quinze e nada de vender alguma coisa. Em duas ou três semanas, simplesmente desiste. Ah, não tava dando certo mesmo, pensa.

Uma pena, mas é uma realidade difícil pra quem está começando a se aventurar por este meio. Eu mesmo, quando comecei, devo ter vendido uma ou duas ilustrações em meu primeiro mês. Também pudera, minha coleção era ínfima comparada ao total de imagens disponíveis. Não que ela seja grande coisa hoje em dia, mas ao se tornar maior, aumentaram as minhas chances de ser descoberto, e consequentemente de vender meus trabalhos. Não me lembro ao certo, mas acho que depois de dois ou três meses é que as coisas começaram a deslanchar e as vendas começaram a aparecer e crescer.

Claro que tinha dia que desanimava e achava que não ia dar certo. Mas aí aparecia uma venda do nada, mesmo que por pouca coisa, e me dava o estímulo que precisava pra continuar. Sem parar de enviar desenhos nos primeiros meses, já tinha crescido meu portfólio para cerca de 100 ou 150 imagens quando a coisa começou a melhorar de vez.

Falei isso pra dois amigos meus que tinham começado a enviar fotos pro Shutterstock e Dreamstime, mas que tinham desistido depois de um mês sem vender muita coisa. Ficaram com preguiça de passar pelo início difícil, sem resultado imediato. Um deles não voltou mais, mas o outro continuou, ainda que lentamente, enviando uma ou duas fotos novas por semana. Depois de um tempo as vendas engrenaram, ele se entusiasmou mais e passou a enviar mais imagens.

Perseverança, meus caros, também ajuda neste negócio aqui. Boa sorte, e não desista se o começo for um pouco difícil.

Um comentário:

  1. Boa tarde, eu venho tentando fazer uploads de minhas ilustrações no dreamstime e não consigo, poderia me auxiliar p/f. Grato
    Marcos

    ResponderExcluir