quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Desenvolva um estilo próprio

Uma dica importante na hora de vender fotos ou ilustrações na Internet é ser consistente com seu estilo de desenho ou composição fotográfica. Tendo um estilo único e facilmente identificável, você aumenta as chances de atrair clientes que já compraram suas imagens no passado e gostaram, além de todos aqueles que estão descobrindo suas imagens pela primeira vez.

E mais: como muitos sites têm um serviço de assinatura que permite ao cliente gravar um determinado número de imagens por dia (se não escolherem o número pré-contratado em determinado dia, perdem o direito às imagens que poderiam baixar naquele dia), alguns compradores podem escolher imagens suas sempre que você colocar novos arquivos à venda, já que gostam de seu estilo. Mesmo que não precisem imediatamente daquela imagem, preferem gravá-la do que perder parte da cota daquele dia.

Mas se você, como eu, começa a produzir imagens em diferentes estilos (desenhos livres e técnicos, símbolos e fotos, todos misturados, por exemplo), pode confundir o cliente que estava à procura de apenas um tipo de imagem e levá-lo a procurar o que precisa em outro lugar. Não quer dizer que você não vai ganhar nada sem aquela clientela cativa, mas sem dúvida está reduzindo seu potencial de lucro por não criar essa clientela especial.

Um comentário:

  1. Oi Bruno, tudo bem? É esse o seu nome né? Cara eu estou começando agora nesse ramo de Microstock, estou cadastrado apenas no site Shutterstock. Faz uns anos que você não atualiza esse blog então corre o risco de você nem ver esse comentário, mas se por um acaso você ver, gostaria de perguntar algumas coisas.
    1°. Você ainda trabalha com isso?
    2°. De 2012 para cá (2017) teve um aumento no seus ganhos mensais? Ou eles seguem uma média fixa por mês?
    Por enquanto só tenho mandado ilustrações, pois não tenho tido tempo de fotografar, mas como trabalho de designer gráfico, entre um intervalo é outro eu consigo produzir alguma coisa.
    Aguardo resposta!

    ResponderExcluir