sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Desenhos simples tem custo/beneficio maior

Uma coisa a levar em conta quando você vende desenhos e ilustrações na Internet é o tempo que leva para você fazer uma ilustração e o potencial de venda que o desenho possui. Desenhos simples, que teoricamente são mais rápidos de fazer, tem um custo benefício maior do que desenhos mais complicados e que rendem o mesmo valor no final.

Como já mencionei neste espaço, eu não tenho muita facilidade para desenhar, mas mesmo assim vou tentando e fazendo minhas ilustrações. Como hobby e complemento de renda é ótimo, mas dificilmente eu conseguiria me manter com isso, já que levo muito tempo para fazer uma ilustração de qualidade (que ainda assim, é duvidosa). Mas não ligo pra isso, já que o que me ajuda é a perseverança de fazer pelo menos uma ilustração ou duas por dia. No fim do ano, dá um monte de desenho.

Agora se a pessoa sabe desenhar ou já pegou a manha, pode facilmente fazer um desenho bonito, de qualidade, em questão de dez ou cinco minutos. Mais uma vez, não estou falando de nada complicado. Veja por exemplo este vídeo do YouTube de uma mulher ensinando a desenhar um porco-espinho. Ela leva pouco mais de dois minutos e o resultado fica muito bom. Claro, ela tem muita prática e pode até ter treinado antes de filmar o video, mas o que quero mostrar é que um desenho não precisa levar tanto tempo assim pra ser feito.



Para um desenhista e ilustrador profissional, vender desenhos na Internet pode ser até uma solução de segundo ou primeiro emprego, dependendo da produção que o sujeito conseguir ter. Digamos que, ao invés de dois minutos e meio, o desenhista leve dez minutos pra fazer uma ilustração do começo ao fim. Em uma hora, terá feito de quatro a seis desenhos. Se trabalhar meio período, ou seja, quatro horas, fará pelo menos 16 desenhos por dia. Em cinco dias úteis, 80 desenhos por semana. Em um ano, já descontando quatro semanas de férias, 3.840 desenhos.

Meus desenhos, mesmo sem muita qualidade, rendem em média 3 ou 4 dólares cada em sua vida útil nos sites de microstock. Ora, é razoável pensar que os desenhos de um profissional rendam pelo menos isso devido à sua qualidade. Com a média de 3 dólares, os 3.840 desenhos acima renderão 11.520 dólares, ou cerca de 23 mil reais com o câmbio a 2 pra 1. Se renderem 4 dólares em média, o total sobe pra mais de 30 mil reais.

Qual o emprego de ilustrador que paga R$2.300 por mês (incluindo 13º) por uma jornada de quatro horas diárias? Não sei bem como está o mercado no Brasil, mas mesmo que o valor seja por aí, é uma excelente oportunidade para quem está desempregado ou procurando uma forma de complementar a renda, não?

Então pegue seu lápis ou mouse e comece a desenhar. Tem muita gente querendo comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário